DIETA PARA DIABÉTICOS – Tipo 1 e 2, → Confira!
- 08/08/2019
- 0 Comentário(s)
Segundo pesquisas recentes 7 % da população brasileira sofre com diabetes e esse número infelizmente só aumenta. A cada dia, mais pessoas se descobrem com essa doença e um dos pontos principais para o combate é a alimentação, por isso vamos falar sobre a dieta para diabéticos.
Quem é diagnosticado com a doença deve mudar sua alimentação e eliminar vários alimentos da rotina, buscando optar por outros alimentos que não prejudicam a saúde ou agravem a situação.
A diabete é uma doença na qual os níveis de açúcar no sangue sobem rapidamente ou se mantem elevados. Outros problemas também podem ser consequência da diabetes, como dificuldades de cicatrização, cegueira e mal-estar. Acompanhe esse artigo e saiba como perder peso e ao mesmo tempo combater a diabetes!
O que é a Diabetes?
Antes de explicarmos como funciona dieta para diabéticos vamos esclarecer o que é essa doença. O diabetes ou “Diabetes Mellitus”, como também é conhecida, é uma doença de origem metabólica que surge como consequência do mau funcionamento do pâncreas, que não produz, ou produz pouca insulina. A insulina é o hormônio responsável por levar a glicose para dentro das células.
Se você foi diagnósticado com essa doença e quer entender mais facilmente o que é a diabetes e como ela age no organismo é só entender que é o aumento do açúcar na corrente sanguínea. Infelizmente a diabetes não possui cura e por isso é tão importante saber mais sobre a dieta para diabéticos para amenizar os sintomas para conseguir ter qualidade de vida.
Existem 4 tipos de diabetes, cada uma com suas características, confira a seguir.
Pré-diabetes – é o termo usados para pacientes que não tem a predisposição genética, mas tem grande potencial de desenvolver a doença.
Diabetes tipo 1 – o que causa essa doença é o mal funcionamento do pâncreas, ou seja o órgão perde a capacidade de produzir insulina, geralmente os sintomas podem ser notados na infância ou adolescência.
Diabetes tipo 2 – a causa dessa doença o pâncreas produz insulina, porém o organismo cria uma resistência a insulina e não a utiliza da forma correta, deixando boa parte do açúcar na corrente sanguínea.
Diabete gestacional – a causa dessa doença ainda não é conhecida, porém tem as mesmas características da diabetes tipo 2, levando a aumentos dos níveis de glicose no sangue e pode permanecer ou não após o parto.
Além desses tipos, ainda há a diabetes por defeitos genéticos e está associada a usos inadequado de medicamentos ou a outras doenças.